terça-feira, 21 de setembro de 2010


Hoje é dia de feira. Sempre gostei de ir à feira. As cores e os cheiros mudam a rua . Desde pequena gostava do rebuliço dos feirantes perto de casa. As palavras soltas como pregões antigos. Os homens e mulheres que pareciam não dormir como a gente. Estranhava almoçarem ainda bem cedo, misturando o cheiro da comida com os da manhã. Minha mãe cuidava para que a casa recebesse a feira. Tudo naquele dia era esperado: as frutas durinhas na fruteira, a jardineira de legumes, os sucos doces, a bala de coco da senhorinha da barraca da esquina, o peixe estalando na frigideira. Minha avó também vinha nos visitar no dia da feira. Morávamos numa casa de quintal ainda de chão de terra como todos os outros da rua. Eu e minha irmã brincávamos de fazer comidinha com terra e capim. Os brinquedos ficavam muitas vezes enterrados no quintal quando perdidos entre uma brincadeira e outra. Um personagem das nossas histórias era o Para Pedro. Boneco de plástico. Estático. Os movimentos possíveis só mesmo na nossa imaginação de meninas. Nada mais desafiador que fazer daquele ser tão sem vida um companheiro perfeito. Toda semana com a feira chegava um novo Para Pedro. O fim de quase todos era a eternidade do quintal. Hoje é dia de feira. Todo dia ainda é dia de feira. Em mim estão as barracas, os panos coloridos e os aromas diferentes. Dali vem muita coisa. A primeira invasão das texturas, odores e paladares de fora. Misturas de gostos. Naturalmente. É assim que se começa a vida. De mansinho ela chega e apresenta sua cartela de cores. Escolhi o vermelho,o verde das verduras, o arco-íris dos saquinhos de temperos. Comecei desse jeito a perceber o tanto que tinha para experimentar.


Dulce (Retalhos III)

2 comentários:

Afetus disse...

Que bom encontrar seu blog! Quanta coisa bonita para descobrir em você.Quanta coisa bonita para relembrar num dia de feira.Parabéns pelos textos. São lindos. Um beijo carinhosos, Katita

Unknown disse...

Como sempre você mostrando como é boa com a escrita. Não me canso de ler seu blog. Cada palavra faz eu te admirar ainda mais...